Criação, desenvolvimento, aplicação e validação de um simulador computadorizado de realidade virtual para o ensino e treinamento de bloqueio do nervo alveolar inferior



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Farmacologia, Anestesiologia e Terapeutica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Programa: Doutorado em Odontologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Pereira, Leandro Augusto Pinto

Orientador: José Ranali


Assunto: Instrucao por computador,Anestesia Dentaria,Educacao em odontologia,Computadores de bolso,Telefone celular,Computer-assisted instruction,Dental anesthesia,Education, dental,Pocket computers,Cell phones


Resumo: Resumo: Este trabalho envolveu o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação do uso de um simulador virtual de realidade não háptico de anestesia local odontológica para o ensino e treinamento da técnica anestésica tradicional de bloqueio do nervo alveolar inferior. O simulador denominado Dental Anesthesia Simulator foi criado em formato de software multiplataforma (MacOsX, Windows, iOS, Android e Windows Phone). Esta ferramenta computadorizada reproduz virtualmente as características anatômicas da cavidade bucal bem como do material necessário para a realização da referida técnica anestésica. Após o seu desenvolvimento, o aplicativo foi utilizado por 23 voluntários alunos do quarto semestre do curso de Graduação de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Os dados de utilização e evolução técnica dos alunos foram automaticamente coletados durante uma semana. O aplicativo foi instalado nos tablets e smartphones com sistema operacional iOs (iPhone 5, iPhone 6 e iPad) de uso pessoal dos voluntários e a utilização foi de livre uso. Após uma semana de uso os voluntários responderam a um questionário de avaliação da experiência de uso do aplicativo. Os resultados mostraram que 100% deles concordaram que o aplicativo é de fácil uso, que o modo estudo ajudou no aprendizado do ponto de punção e inclinação tridimensional da agulha, refletiu em maior segurança para a realização da técnica em pacientes, que as repostas automáticas de erros proporcionaram maior entendimento da técnica, que é uma promissora metodologia pedagógica de anestesia odontológica local, que gostaria de realizar o treinamento de outras técnicas bem como em outras disciplinas, 95% aprovaram a validade construtiva do simulador. Após uma semana de uso o índice médio de sucesso subiu de 22,6% para 56,5% (p<0,001) e não foram encontradas diferenças entre os três tipos de aparelhos utilizados (iPhone 5, iPhone 6 e iPad). Entretanto, os usuários de iPhone 6 obtiveram escores de precisão mais altos do que os usuários de iPhone 5 (p<0,001). Apesar da baixa incidência de aspiração positiva (2,4%), maior foi a sua incidência quanto maior o tempo utilizado para a realização da técnica e quanto maior foi o número de repetições. Concluiu-se que, após a sua utilização e avaliação por alunos de Graduação de Odontologia, a nova ferramenta de ensino e aprendizagem demonstrou adequada validade construtiva, confiabilidade e viabilidade. O simulador se mostrou uma promissora ferramenta complementar de ensino e treinamento em anestesia local


Abstract: Abstract: This study involves the development, implementation and evaluation of using a non-haptic virtual reality simulator for local dental anesthesia for teaching and training inferior alveolar nerve block anesthetic technique. The so-called Dental Anesthesia Simulator was created in a multiplatform software format (MacOSX, Windows, iOS, Android and Windows Phone). This computerized tool virtually reproduces the anatomical characteristics of the oral cavity as well as advising the necessary equipment to perform the anesthetic technique. After its development, the Anesthesia Simulator has been used by 23 volunteers students from the fourth semester of a Dental Graduate Course at São Leopoldo Mandic Faculty. The Simulator was installed on tablets and smartphones with an iOs system (iPhone 5, iPhone 6 and iPad) for personal use by all the volunteer. The data relating to the use and technical evolution of the students were automatically collected over one week. After a week of use, volunteers answered a questionnaire to assess the use of the Simulator. The results showed that 100% agreed the Anesthesia Simulator is easy to use, the study mode helped in learning the puncture point and three-dimensional needle inclination, reflected in increased security for the performance of the technique in patients. Moreover, the automatic feedback of errors provided greater understanding of the technique, which is a promising teaching methodology of the dental anesthesia site, which would conduct training of other techniques as well as in other disciplines, 95% approved the construct validation of the Simulator. After a week of using the average success rate rose from 22.6% to 56.5% (p <0.001) and no major differences were found between the three types of smart technology used (iPhone 5, iPhone 6 and iPad). However, the users of the iPhone 6 obtained the highest accuracy scores from those who used the iPhone 5 (p <0.001). Despite the low incidence of positive aspiration (2.4%), the greater the incidence the longer the time used to perform the technique and the greater the number of repetitions. It was concluded that, after use and evaluation by dental undergraduate students, the new teaching and learning tool demonstrated adequate construct validation, reliability and feasibility. The simulator showed to be a promising complementary tool for teaching and training in local dental anesthesia,\$aFarmacologia, Anestesiologia e Terapeutica


Referência: PEREIRA, Leandro Augusto Pinto. Criação, desenvolvimento, aplicação e validação de um simulador computadorizado de realidade virtual para o ensino e treinamento de bloqueio do nervo alveolar inferior. 2016. 1 recurso online (99 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em:

Tags: